hiker, backpacker, backpacking

Preciso fazer intercâmbio para ser fluente ou não?

Se você já iniciou ou está pensando em começar seus estudos, com certeza já passou esse pensamento na sua cabeça, né? Adiantando o que vamos falar abaixo, já te dou a resposta: absolutamente não!! Mas quer saber o porquê? Continua aqui…

Ao contrário de incentivar uma escolha ou outra, te mostraremos dois caminhos que foram escolhidos por mim e pela Barbara, em que ambos tiveram bons resultados.

O caminho do intercâmbio é bom? Eu escolhi e foi ótimo, não tenho como reclamar! Não escolhi apenas pelo inglês, queria ver pessoas diferentes, novos ares e não me importava em sair do meu trabalho no Brasil para viver uma vida diferente lá fora e o inglês já estava no pacote, eu precisava aprender.

Mas será que se eu tivesse  me dedicado nos anos de curso no BR ou tivesse procurado por métodos melhores (convenhamos que escola de inglês não sejam a melhor forma de aprender inglês), não teria aprendido da mesma forma? Talvez sim, vejo isso pela Barbara, que nunca tinha feito intercâmbio e tem o inglês mais desenvolvido que o meu (rsrs) mas já já falamos do caso dela…

Não tenho como negar, meu inglês durante o intercâmbio deu um salto gigantesco! Apesar de ter brasileiros em cada esquina, o que torna sua vida mais calorosa, o mundo externo é em inglês! Dentro do metrô ou ônibus, no mercado, nos restaurantes, tudo! Isso cria um ambiente de imersão, você é “obrigado” a conviver nesse ambiente, ou você se vira sozinho ou vai ficar trancado dentro de casa. Além do tempo de aprendizado ser mais rápido, em 8 meses eu tinha um confiança irreconhecível comparado de quando eu cheguei, tremendo mais que tudo no aeroporto.

Não podemos esquecer alguns pontos que vão te ajudar a decidir esse caminho, entre eles está o valor investido (exato, investido em você!), que não tenho como mentir dizendo que sai barato, foi um investimento em torno de 40mil reais. Além também da sua escolha de deixar o seu “mundo” e viver em outro por 1 ano (em média). Deixar sua família e amigos em alguns momentos pode ser triste…mas te garanto, vale a experiência e tenho certeza que está fazendo por eles também!

Agora o outro lado da moeda, você NUNCA será obrigado a morar fora para aprender inglês, é apenas uma escolha com base nos prós e contras mencionados acima. Assim como nosso objetivo de te ajudar aqui do Brasil, você tem diversas formas de aprendizado de acordo com seu objetivo. 

Sabe o ambiente de imersão que você pode encontrar lá fora? Você também pode ter aqui! Músicas? Só em inglês! Vai ler uma matéria sobre futebol? Que tal procurar em inglês? E se você fizer sua lista de compras em inglês? Existem zilhões de possibilidades… foram essas possibilidades que a Barbara inseriu na vida dela. Os métodos, incluindo professor particular por 2 anos, trouxeram excelentes resultados. 

Além do valor investido ser incomparavelmente menor, você vai continuar perto de familiares e amigos, ao contrário do intercâmbio, esse não será um problema. O que deve ser considerado é o tempo que você pode levar para ter mais conhecimento em inglês, sendo maior em comparação ao intercâmbio, porém conforme sua dedicação ela pode ser cada vez menor.

A questão em jogo nessa escolha é sua determinação, o quanto você realmente quer aprender inglês. Como falamos anteriormente, você precisa de um objetivo claro para seguir em frente e ser focado. Estudar por estudar pode realmente te desviar do seu objetivo, principalmente escolher métodos que não fazem sentido para você. E infelizmente, são nessas situações que podemos começar a ter pensamentos sabotadores, como achar que não vai aprender inglês se não for viajar para o exterior, então a vontade de desistir pode bater na sua porta.

Mas te afirmamos, esse pensamento não deve nunca passar pela sua cabeça. Você deve escolher a opção que se encaixa às suas vontades, te demos algumas informações com base em nossas experiências, que elas possam clarear o seu caminho e ajude a tomar sua decisão. Lembre-se, não existe certo ou errado, melhor ou pior, você deve escolher o que melhor se encaixa a sua realidade e se dedicar, os resultados vão aparecer em ambas as opções. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments